quarta-feira, 30 de julho de 2014

Materiais alternativos: miçangas derretidas


Fazer scrapbook no Brasil sendo pobre pode ser um desafio, ainda mais se você mora em uma cidade pequena onde as papelarias são poucas e achar qualquer material próprio para scrap é impossível. O jeito é tentar se virar com as coisas comuns que encontramos e buscar materiais alternativos para suprir nossa demanda, e aqui apresento um dos mais baratos deles: miçangas derretidas.
Depois de muitos testes e erros, finalmente cheguei a uma fórmula infalível do melhor jeito de derreter miçangas! Aqui nesse post vou passar todas as dicas e meus erros cometidos para que você possa reproduzir o "experimento" sem problemas e estresse.

1º Passo: Escolhendo a miçanga perfeita
O primeiro, e talvez mais importante, detalhe que você deve se atentar é o formato da miçanga que irá escolher. Qualquer lojinha de material de bijuteria tem dezenas de formatos e tamanhos diferentes de miçangas, mas como o objetivo é criar uma espécie de "disco" de plástico simétrico devemos comprar miçangas arredondadas e simétricas. Entretanto tem outro fator importante: a área de abertura da mesma. Na minha primeira tentativa usei dois tipos de miçanga: uma que era praticamente uma esfera com um micro-furo no meio e outra em formato de toróide (uma rosquinha). Como o espaço interior da miçanga-toróide é maior, o calor se espalha mais uniformemente em volta dela o que torna seu derretimento mais rápido e mais homogêneo, no final o disco plástico fica com a superfície lisa e homogênea. O formato esférico é o oposto: demora muito e não fica uniforme, como mostra a imagem abaixo.


2º Passo: Forrando o tabuleiro com o material certo
O material que você vai cobrir o tabuleiro também é importante e faz toda a diferença. Depois de tentar papel sulfite, papel vegetal e papel de aquarela com gramatura de 240g/m² e acabando com as miçangas grudadas no papel, descobri o jeito certo: papel alumínio!!! Sim, o bom e velho, e teoricamente o mais óbvio de se pensar ao usar o forno, mas que eu só tentei por último. Também é bem importante que você escolha um tabuleiro mais novo e menos amassado e que estique bem o papel alumínio para ele ficar sem vincos.


3º Passo: tempo de derretimento
Nas minhas várias tentativas eu reparei que o derretimento das miçangas variam bastante de acordo com as cores e/ou a posição delas no tabuleiro. Quanto maior o tabuleiro, mais diferente será o derretimento de uma em relação a outra. Por isso o ideal é pegar um tabuleiro não muito maior que uma folha A4, e espalhar as miçangas de maneira uniforme nele, em cima do papel alumínio que você usou para forrá-lo é claro. É muito importante também deixar um espaço entre elas, para que não grudem uma nas outras. Depois disso, basta deixar no forno a 240ºC em torno de 15 minutos. Se você quiser o disco maior, deixe mais tempo que ele espalha mais.

4º Passo: Invente!
Depois de dominar a arte de derreter miçanga, você pode começar a inventar formas e criar coisas lindas. Uma dica que eu fiz e é bem fácil é fazer uma flor, como mostra a imagem abaixo.

11 comentários:

  1. Adorei esse post e acabei de recomendá-lo no face (fragmentos ao sol). Criatividade é tudo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilana!
      Valeu pela recomendação!
      Não fui eu que inventei isso, já vi em vários lugares mas nunca dizem exatamente como faz, então resolvi fazer o post mais específico possível pra não ter como errar! =]

      Excluir
  2. Já vi derreter em uma tigela de vidro e sem nenhum papel vc testou assim também???

    ResponderExcluir
  3. Já vi derreter em uma tigela de vidro e sem nenhum papel vc testou assim também???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca testei assim não Sandra, mas já vi youtubers fazendo isso também...

      Excluir
  4. Adorei as dicas, vou tentar, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, ótima sua explicação. Mas eu coloquei as minhas mais de meia hora e elas nao derreteram... Sabe me dizer pq

    ResponderExcluir